História

Origem

O marco inicial foi em outubro de 1994 na cidade de Salvador/BA, por ocasião de um Congresso Nacional do Sistema Unimed, no qual Dr. Onofre Cezário de Souza Filho, na época, Diretor Superintendente da Unimed Cuiabá, participou e ouviu em uma das palestras que não havia até aquele momento, Federações Estaduais. Na época havia uma Federação Interfederativa, hoje Confederação das Cooperativas Médicas do Centro Oeste e Tocantins, representando as 4 Federações e 32 Singulares na Região. Como no Estado de Mato Grosso já tínhamos 6 Cooperativas Médicas (Unimed), considerando que de acordo com a Lei 5.764/71, quando se tem 3 singulares do mesmo ramo no Estado já se pode constituir uma Federação, iniciou-se o processo, lento, com várias reuniões. Em 1995, em reunião realizada na sede da Unimed Cuiabá, onde contamos com a presença do então Presidente da Federação Interfederativa do Centro Oeste e Tocantins, Dr. Amauri Barbosa, Dr. Onofre Cezário se dispôs a tomar frente no processo. Foram realizadas algumas visitas a outras Federações e posteriormente reuniram-se todos os dirigentes das Unimeds Barra do Garças, Cuiabá, Vale do Jaurú, Rondonópolis, Cáceres e Norte do Mato Grosso e definitivamente estava sendo constituída a Federação das Unimeds do Estado de Mato Grosso. Com sua diretoria provisória com mandato até a AGO de 1998, tendo como seu Diretor Presidente Dr. Onofre Cezário de Souza Filho, como Diretor Administrativo Dr. Noracyl Carvalho Silva Júnior e Diretor Financeiro Dr. Guilherme Antônio Maluf.


Fundação da Federação

Na AGO de constituição, realizada no dia 6 de setembro de 1996, presidida pelo Dr. Daniel do Prado Figueiredo Júnior, tivemos a presença, além dos eleitos, dos Doutores: Dergan Antônio Baracat – Unimed Cuiabá, Dr. Rubens Claudino – Unimed Rondonópolis, saudoso Dr. Guilherme Pinto Cardoso – Unimed Vale do Jaurú, Dr. Abdo Halek Saleh Abdalla – Unimed Barra do Garças, Dr. Elias Destefani – Unimed Norte do Mato Grosso e Dr. José Esteves de Souza Júnior – Unimed Cáceres. Além de outros Médicos Cooperados que participaram como convidados.


Dificuldades e Sinergia

Como todo começo é difícil, enfrentamos vários obstáculos. Com a assessoria do Sr. Etiel Regis de Lima, então funcionário da Unimed Cuiabá, elaboramos todo o projeto de viabilidade econômica exigido pela Unimed do Brasil na época para realizar nossa filiação no Sistema Unimed. Encaminhamos o projeto, mas, por motivos políticos, nossa filiação não foi aceita. Estávamos entre os anos 1996 e 1997 quando houve a divisão do Sistema Unimed. Só posteriormente, quando já havia sido concretizada a constituição da Aliança Cooperativista Nacional Unimed e tivemos nosso Projeto aprovado é que conseguimos nos filiar ao Sistema Unimed na condição de Federação Estadual. Fomos a primeira Federação a ser registrada no Sistema Aliança. Nessa época já existia a Confederação Centro Oeste e Tocantins, antiga Interfederativa, que muito nos apoiou. Em 1998 foi contratado o primeiro funcionário, Sr. Etiel, que indiretamente já fazia parte da Federação. Vivemos um período em que não podíamos fazer muita coisa, porém, apesar de termos uma estrutura mínima e apenas um funcionário, em abril de 1999, contando com o apoio da Sra. Vanda Garcia Marques – Gerente da Federação MS, iniciamos a nossa CCE – Câmara de Compensação Estadual. Em 2001, com a entrada do Dr. Antonio Kato como Diretor Administrativo, tivemos mudanças radicais, tanto no aspecto operacional como também estrutural. Ampliamos nosso quadro de pessoal, informatizamos toda empresa, tudo isso para podermos dar um suporte melhor às nossas filiadas. Após essas mudanças, trabalhamos no sentido de poder oferecer algo mais às nossas Singulares, foi criando então o Plano de Saúde Federativo que hoje é um sucesso.


Estruturação e Consolidação

Podemos afirmar com segurança que estamos terminando nosso mandato, deixando a Federação das Unimeds do Estado de Mato Grosso, uma empresa sólida, com capacidade de fazer muito mais do que tem feito para suas filiadas. Temos pessoas capacitadas, com conhecimento do Sistema Unimed e uma estrutura toda informatizada à disposição do Sistema Unimed Mato-grossense. A Federação das Unimed do Estado de Mato Grosso, tem sido um espelho para outras co-irmãs, principalmente no tocante a Educação Continuada e informatização. Esperamos que a nova diretoria dê continuidade aos projetos por nós iniciados, lembrando sempre que há um projeto maior que é o Plano Diretor da Aliança Unimed e também uma grande expectativa de atingirmos muito breve o Padrão de Excelência, ambos os projetos tiveram a nossa participação como dirigentes desta Federação.


Missão

  • Representação política e defesa dos interesses do Sistema Unimed
  • Promoção da integração e do desenvolvimento estratégico
  • Assessoramento operacional às Unimeds filiadas


Visão de Futuro

  • Congregar ações na área econômica, jurídica, educacional, política e social, fortalecendo as Unimeds filiadas em busca da excelência na prestação de serviços.
  • Garantir ações que visem a liderança absoluta no mercado de saúde suplementar
  • Consolidar um sistema federativo que represente adequadamente a UNIDADE do cooperativismo de trabalho médico, de forma inovadora e que torne este Sistema Estadual referência no cenário nacional
  • Tornar-se uma instituição com estrutura organizacional e procedimentos operacionais reconhecidos como referencial para o Sistema Nacional Unimed
  • Promover a convergência em torno dos objetivos do negócio da Federação


Valores Crenças e Princípios

  • Respeitar os princípios cooperativistas
  • Manter o equilíbrio na representatividade das Unimeds filiadas
  • Atuar com ética e transparência na manutenção da Unidade do Sistema Cooperativo
  • Respeitar as peculiaridades de cada Unimed filiada
  • Atuar com profissionalismo e respeito à sociedade

Endereço

Rua Barão de Melgaço, 2754
Ed.Work Tower - 6º Andar - Sala 607
Centro Sul - Cuiabá - Mato Grosso
78020-800

Telefone

(65) 3612-3500

E-mail

unimed@unimedmt.coop.br
2020 © Unimed Mato Grosso